Buscar
  • Meeting Lisboa

Medo do quê?




“Não tenhais medo!” É o convite de S. João Paulo II que também dá nome a outra das exposições do Meeting Lisboa 2019.


Medo do quê? Perguntar-se-á talvez o visitante menos conhecedor do pontificado do Papa João Paulo II. A resposta poderá encontrá-la no fim do percurso que a exposição propõe.


Mas nem tudo tem de ficar por desvendar. Os organizadores partem desta premissa existencial: “Estamos marcados por uma inquietação, um desejo de comunhão que não se acalma”.


À conversa com o Imprevisto, Inês, curadora da exposição, também não se preocupa em acalmar a inquietação de quem a está a entrevistar: “A comunhão é um projeto impossível! Cada um tem as suas ideias e a sua maneira de fazer as coisas, e isto, por um lado, é uma dificuldade…”.


Leonor, outra das organizadoras, conta-nos como surgiu a ideia. “Eu e o Marcos fizemos o curso de namorados organizado pelo Pe. Miguel Pereira, com base na Teologia do Corpo de S. João Paulo II e encontrámos ali respostas para perguntas que iam muito além de questões relacionadas com o namoro. Percebi que queria mostrar aquilo a todos!”.

É no contexto da amizade entre a Inês, a Leonor e o Pe. Miguel que surge a ideia de fazer uma exposição sobre aquele tema. A eles juntaram-se mais alguns amigos e a equipa final conta hoje com uma dezena de organizadores.


Para Marcos, “a tentativa da exposição é mostrar onde é que está a raiz do desejo do homem de encontrar o que o tira da solidão e como é que nós fizemos esta experiência de encontrar a resposta”.


Desejo de comunhão? Resposta para a solidão? Do que é que estão a falar e o que é que nos querem mostrar?


Venha descobrir, no pavilhão Carlos Lopes, já nos dias 9 e 10 de novembro.


Inês Avelar

© Meeting Lisboa 2018       geral@meetinglisboa.org

  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Facebook Icon