Buscar
  • Meeting Lisboa

Siderados no Espaço

Atualizado: 15 de Out de 2019

   


O que é que entusiasma de tal modo os melhores cientistas da NASA, para que os possamos encontrar de olhos abertos e narizes colados ao ecrã, na expectativa de assistir à aterragem da sua última invenção?


    E o que os atrai para que continuem a estudar e a descobrir sem nunca se deixarem ficar satisfeitos com a última grande descoberta do momento?


   Estas perguntas estão na origem do convite a Marco Bersanelli, astrofísico e professor universitário de Astronomia e Astrofísica na Universidade de Milão, para vir conversar connosco ao Meeting Lisboa 2019.

   Marco Bersanelli é especialista em Cosmologia, com particular enfoque no campo do Fundo Cósmico de Microondas, ou seja, o estudo da primeira luz do Universo. É um dos principais líderes científicos da Missão Espacial Planck, da Agência Espacial Europeia, lançada a 14 de Maio de 2009, e que alcançou resultados com uma precisão sem precedente para a Cosmologia e Astrofísica Milimétrica.

   O satélite enviado no âmbito desta missão foi capaz de recolher dados que permitem analisar o fundo cósmico, o que significa uma espécie de viagem no tempo até às origens do Universo.


   Para Bersanelli, “O Universo fala-nos através da uma luz ténue que, graças aos mais avançados instrumentos, recebemos de regiões longínquas no espaço. Estas observações levam-nos para trás no tempo, até ao limite das origens cósmicas. A vastidão no tempo e do espaço mostra a nossa radical desproporção relativamente à totalidade da natureza. Ao mesmo tempo, damo-nos conta de que toda a história do Universo, todas as suas leis e a sua estrutura, participam profundamente na possibilidade de vida que é dada à nossa existência.”


   O que fez nascer neste cientista o desejo de estudar algo tão desproporcional, e como é que o faz hoje como se fosse o primeiro dia? O que está a descobrir de si próprio nesta busca cósmica?


   Ao homem não bastou dominar os mares, não bastou chegar à Lua, e, certamente, não se ficará pelas maravilhas do Espaço Sideral. Venha descobrir porquê, com Marco Bersanelli através das origens do Universo, já no próximo dia 9 de Novembro, às 19 horas, no Pavilhão Carlos Lopes


Letizia Ortisi




© Meeting Lisboa 2018       geral@meetinglisboa.org

  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Facebook Icon